Categorias
Atividades

Viajar com poesia

Este trabalho envolveu as disciplinas de Português e de Educação Visual, e as turmas 2, 3 e 4 do 9º ano, com a colaboração da equipa da Biblioteca Escolar (projeto «Ler e Ver»), adotando a metodologia de DAC (Domínios de Articulação Curricular).

Nas aulas de Português, foram selecionados, pelos alunos, e explorados, através de uma leitura orientada, poemas de autores incluídos no Domínio da Educação Literária e outros escolhidos por eles: Almada Negreiros, Camilo Pessanha, Camões, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Nuno Júdice, Jorge de Sena, Ruy Belo. Os alunos foram desafiados a imaginar desenvolvimentos poéticos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências; a valorizar a leitura e a consolidação do hábito de ler através de atividades que impliquem, entre outras possibilidades, a realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares e o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística e a estimular o valor estético do texto poético.

Nas aulas de Educação Visual, trabalharam os domínios da ilustração; da comunicação; do projeto e dos elementos de Linguagem Visual, fazendo uso de técnicas de instrumentos de registo, e de materiais de representação, do reconhecimento do papel do desenho expressivo na representação de formas; no desenvolvimento de tipologias de representação expressiva e de soluções criativas, no âmbito do design (pop-up; 3D), aplicando os seus princípios básicos, em articulação com áreas de interesse da escola.

A Biblioteca Escolar estimulou a promoção do trabalho interdisciplinar, tendo como objetivo a literacia da leitura – colaborando e apoiando atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, visando o desenvolvimento de competências no âmbito da língua e da leitura.

Fruto desta triangulação, apresentamos esta exposição que, mais do que mostrar a sensibilidade estética destes alunos, convida-vos a embarcar nesta viagem com a poesia.

Texto: Júlio Sá e Catarina Sol

(a aguardar a elaboração de um vídeo)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *