Categorias
Atividades

Viajar com poesia

Este trabalho envolveu as disciplinas de Português e de Educação Visual, e as turmas 2, 3 e 4 do 9º ano, com a colaboração da equipa da Biblioteca Escolar (projeto «Ler e Ver»), adotando a metodologia de DAC (Domínios de Articulação Curricular).

Nas aulas de Português, foram selecionados, pelos alunos, e explorados, através de uma leitura orientada, poemas de autores incluídos no Domínio da Educação Literária e outros escolhidos por eles: Almada Negreiros, Camilo Pessanha, Camões, Cesário Verde, Fernando Pessoa, Nuno Júdice, Jorge de Sena, Ruy Belo. Os alunos foram desafiados a imaginar desenvolvimentos poéticos a partir de elementos do paratexto e da mobilização de experiências e vivências; a valorizar a leitura e a consolidação do hábito de ler através de atividades que impliquem, entre outras possibilidades, a realização de percursos pedagógico-didáticos interdisciplinares e o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística e a estimular o valor estético do texto poético.

Nas aulas de Educação Visual, trabalharam os domínios da ilustração; da comunicação; do projeto e dos elementos de Linguagem Visual, fazendo uso de técnicas de instrumentos de registo, e de materiais de representação, do reconhecimento do papel do desenho expressivo na representação de formas; no desenvolvimento de tipologias de representação expressiva e de soluções criativas, no âmbito do design (pop-up; 3D), aplicando os seus princípios básicos, em articulação com áreas de interesse da escola.

A Biblioteca Escolar estimulou a promoção do trabalho interdisciplinar, tendo como objetivo a literacia da leitura – colaborando e apoiando atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, visando o desenvolvimento de competências no âmbito da língua e da leitura.

Fruto desta triangulação, apresentamos esta exposição que, mais do que mostrar a sensibilidade estética destes alunos, convida-vos a embarcar nesta viagem com a poesia.

Texto: Júlio Sá e Catarina Sol

(a aguardar a elaboração de um vídeo)

Categorias
Sem categoria

Tecer o Carvalho Alvarinho

Estamos a começar a prepara dois dos painéis que irão fazer parte da exposição “Carvalho alvarinho”.

Categorias
Sem categoria

Surrealismo… que transformações.

A Proposta deste trabalho insere-se no âmbito dos projetos MARKA e A TUA (P)ARTE, a partir da abordagem de conteúdos importantes de serem explorados em meio local, em articulação com o currículo nacional. Assim, o Surrealismo surge como tema a ser trabalhado pelos 9.ºs anos, nas disciplinas de Educação Visual e História, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido nas áreas artísticas, aproximando a comunidade escolar do território onde se insere e contribuindo para o desenvolvimento cultural da comunidade educativa.

As visitas virtuais à Fundação Cupertino de Miranda – Centro Português do Surrealismo foram realizadas na disciplina de História e o desafio de representar o que vai na nossa cabeça foi lançado na disciplina de Educação Visual.

Foram preparados alguns materiais para ajudar a conhecer um pouco mais sobre o Surrealismo, um dos quais um Quizz que poderá experimentar.

Esperamos que a atividade culmine numa exposição de trabalhos.

Categorias
Sem categoria

Boas Festas… são os votos da comunidade!!

Iniciamos o nosso espaço com aquele que foi o primeiro trabalho realizados pelos alunos e tornado público enquanto iniciativa desenvolvida no âmbito do Plano Nacional das Artes.

Nunca as decorações de Natal deram um toque tão especial ao nosso espaço quanto as deste ano! Nos corredores não existe a movimentação habitual, as pessoas não se juntam e o desejo de boas festas é abafado pela máscara. Não soa igual.

Banners de Boas Festas – AECCB/PNA realizados por alunos

Categorias
Atividades

O Cinanima veio às escolas

O Cinanima veio às escolas

Numa altura em que as iniciativas desenvolvidas pelas escolas tiveram de ser adaptadas a novas realidades, o subdepartamento de Artes continuou a proporcionar aos alunos, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, o contacto com curtas de animação, de forma a assinalar o Dia Internacional da Animação, celebrado a 28 de outubro. Neste dia, à 128 anos, foi exibido o primeiro filme com imagens animadas, “Pauvre Pierrot”, por Emile Reynaud no seu teatro ótico, em Paris.

Este ano propôs-se a visualização de curtas de animação, nas próprias salas de aula, tendo como parceiro o Cinanima. Assim, de 9 a 13 de novembro, cerca de mil alunos do ensino pré-escolar ao 12.º ano, puderam assistir aos programas propostos pela entidade promotora na iniciativa “O Cinanima vai às escolas”. A atividade envolveu professores de várias disciplinas e departamentos e foi desenvolvida em articulação com o Clube das Artes, as Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Cinema. As professoras dinamizadoras, Catarina Teixeira e Susana Ferreira, fizeram o acompanhamento de algumas turmas, de modo a ajudarem na contextualização de assuntos relacionados com as técnicas de animação.

Esta atividade, mais uma vez, veio registar uma avaliação bastante positiva por parte dos participantes, contribuído para a abordagem de várias temáticas e o desenvolvimento de diferentes literacias fílmicas. Esperamos por vocês no próximo ano!