Categorias
Atividades

O Cinanima veio às escolas

O Cinanima veio às escolas

Numa altura em que as iniciativas desenvolvidas pelas escolas tiveram de ser adaptadas a novas realidades, o subdepartamento de Artes continuou a proporcionar aos alunos, do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, o contacto com curtas de animação, de forma a assinalar o Dia Internacional da Animação, celebrado a 28 de outubro. Neste dia, à 128 anos, foi exibido o primeiro filme com imagens animadas, “Pauvre Pierrot”, por Emile Reynaud no seu teatro ótico, em Paris.

Este ano propôs-se a visualização de curtas de animação, nas próprias salas de aula, tendo como parceiro o Cinanima. Assim, de 9 a 13 de novembro, cerca de mil alunos do ensino pré-escolar ao 12.º ano, puderam assistir aos programas propostos pela entidade promotora na iniciativa “O Cinanima vai às escolas”. A atividade envolveu professores de várias disciplinas e departamentos e foi desenvolvida em articulação com o Clube das Artes, as Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Cinema. As professoras dinamizadoras, Catarina Teixeira e Susana Ferreira, fizeram o acompanhamento de algumas turmas, de modo a ajudarem na contextualização de assuntos relacionados com as técnicas de animação.

Esta atividade, mais uma vez, veio registar uma avaliação bastante positiva por parte dos participantes, contribuído para a abordagem de várias temáticas e o desenvolvimento de diferentes literacias fílmicas. Esperamos por vocês no próximo ano!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *